Retossigmoidoscopia Flexível


O que é a retossigmoidoscopia flexível ?

A retossigmoidoscopia flexível permite ao seu médico examinar a mucosa do reto e de uma porção do cólon (intestino grosso). Isso é realizado inserindo um tubo flexível da espessura de um dedo em seu ânus e avançando com ele lentamente através do reto e parte do cólon. A diferença entre este exame e a retossigmoidoscopia rígida é que na última o tubo é rígido – e o incômodo muito maior. Se seu médico recomendou uma retossigmoidoscopia flexível, este folheto poderá esclarecer alguns tópicos básicos sobre este procedimento – como é realizado, como pode ajudar e que efeitos colaterais você pode experimentar. Se ficar com alguma dúvida, pergunte ao seu médico.

O que devo fazer antes do exame?

Para este exame, não são necessários nenhuma dieta, jejum ou medicações. No entanto, para a avaliação adequada, é necessária a lavagem intestinal com clister (fleet enema, vendido em drogarias) antes de vir para o exame. Utilize as orientações do fabricante para proceder com a lavagem.

Posso tomar minhas medicações habituais ?

A maioria dos remédios pode ser utilizada normalmente, mas algumas podem interferir com o preparo do exame. Informe seu médico sobre os medicamentos que está tomando, especialmente AAS e similares, medicações para reumatismo, anticoagulantes, insulina, calmantes e antidepressivos. Também não esqueça de avisar sobre alergias e reações anteriores a medicamentos.

Quem não pode realizar o exame?

Todos podem realizar este exame, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em quem tem problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e aqueles com alergia a medicações. Por este motivo, se você tem algum destes problemas deve alertar o médico antes do exame.

O que acontece durante a retossigmoidoscopia flexível? E depois?

Este exame é geralmente bem tolerado. Você pode sentir uma pressão, cólicas e gases durante o exame. Você permanece deitado de lado enquanto o médico avança o aparelho através do reto e cólon, analisando a mucosa enquanto introduz e depois retira o aparelho. Após o exame, a menos que seja orientado ao contrário, poderá se alimentar e retornar às suas atividades habituais.

Quais são as possíveis complicações da retossigmoidoscopia flexível ?

A retossigmoidoscopia flexível é um exame seguro quando realizado por médicos que foram especialmente treinados e experientes nestes procedimentos. Complicações são raras, no entanto é importante reconhecer seus sinais iniciais. Contate seu médico se notar dor abdominal intensa, febre, calafrios ou sangramento de mais de meia xícara. O sangramento pode ocorrer vários dias após o procedimento.