Conheça as vantagens do balão intragástrico!

A obesidade é um problema que cada vez mais se agrava em nosso País, com crescimento de em média 60% na última década, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na busca de uma ajuda no processo de perda de peso, o balão intragástrico é capaz de proporcionar ao paciente um emagrecimento em média de 20% do seu peso em seis meses.

Esse procedimento consiste na colocação de um balão de silicone no estômago por meio de endoscopia. O balão é introduzido por via oral e possui um volume entre 400 ml a 700 ml, preenchido com soro fisiológico e azul de metileno.

O procedimento pode ser realizado em ambiente ambulatorial, não sendo necessária a internação. Sendo assim, o paciente recebe alta logo após o procedimento e pode ficar entre 6 a 12 meses com o balão, conforme o modelo escolhido.

Durante esse período, ele deve seguir acompanhamento com equipe multidisciplinar, que inclui: médicos clínicos, nutricionistas, psicólogos e preparadores físicos e outros que se façam necessários para que haja uma mudança de hábitos e comportamentos que ocasionaram ao ganho de peso.

Por auxiliar no processo de emagrecimento, o balão intragástrico também pode indiretamente auxiliar na prevenção de cânceres associados ao excesso de peso, como esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rins, ovário, endométrio e tireoide.

Concomitantemente à mudança de hábitos de vida e perda de peso, há melhora nos níveis de diabetes, colesterol e pressão arterial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *